sexta-feira, maio 18

Receita: Creme Chantilly!

Foto: Divulgação






O creme Chantilly é uma mistura de creme de leite e açúcar. Ele tem uma textura leve e areada. Na maioria das vezes, se adiciona algum aromatizante, como essência de baunilha para dar um toque especial. Se desejar um creme menos doce para acompanhamento de uma sobremesa, você pode bater sem a essência.
Algumas literaturas apresentam a receita com açúcar refinado e outras com açúcar de confeiteiro. É possível fazer com qualquer um dos dois, mas eu prefiro com açúcar de confeiteiro.                                                          
É necessário que o creme usado tenha mais de 30% de gordura para firmar após ser batido. Então use creme de leite fresco ou creme de leite pasteurizado (nata).  Você pode bater tanto com a batedeira como com o fouet (batedor de arame). Se for bater a mão, coloque mais uma colher de sopa de açúcar. Isto vai ajudar a engrossar mais rápido o creme.

Creme Chantilly

Vai precisar de:
500g creme de leite fresco (opção: nata)
30g (duas colheres de sopa) açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

O que fazer:
Colocar o creme de leite no refrigerador por alguns minutos antes de bater. O ideal é que esteja bem frio para não desandar. Se preferir, faça um banho-Maria invertido. Ajuste a tigela com o creme de leite sobre outro recipiente com água e gelo e comece a bater.
Bater o creme com o açúcar e a baunilha até chegar ao ponte de chantili (espesso e firme). Tomar cuidado para não bater demais, se não vira manteiga. E se bater de menos fica muito mole e não da para usar como cobertura, por exemplo.
Dica: se é a primeira vez que você faz chantilly e está com medo de passar do ponto, coloque de 1 colher de sopa de leite na mistura e bata. Isto vai evitar de endurecer mais cedo e o creme vai ficar com gosto mais suave.

8 comentários:

  1. Oi, sou sueco morando em Salvador, achei seu blog procurando receitas pra prinsesstårta. :)

    So quero te avisar, se vc coloque açúcar no inico, Isto nao vai ajudar a engrossar mais rápido o creme. Vai demorar mais, melhor colocar no fim.

    ResponderExcluir
  2. Oi Janne! muito obrigada pela dica!!!

    ResponderExcluir
  3. o vei quem tem essência de baunilha em casa?????????

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Vc q eh burro uai ksksksk para reclamar faz melhor, ela estava tentando ajudar

      Excluir