sexta-feira, maio 18

Receita sueca: Minitortinhas!


O post de hoje vai para Mari Figueiró, Oh, Fashion!. Ela me pediu a receita porque disse que lembra que minha mãe fazia quando ela era criança. Ela não é a única que lembra dela, tem gente da família que ainda chega e diz “ah, eu nunca me esqueço daquelas forminhas que tua mãe fez no natal anos atrás”. Não é a toa, elas são inesquecíveis mesmo!
Então, aproveitando que eu teria que traduzir a receita dos livros suecos da minha mãe, decidi colocar aqui no blog pra vocês também! Na Suécia elas se chamam Formkakor (bolachinha de forma), e existem muitas versões. Umas com aveia, outas com coco, amêndoa e assim por diante. A minha preferida é esta daqui. Isto porque, a massa fica fácil de manusear e depois de pronta ela fica com um gostinho especial por causa do Karo (glicose de milho) e crocante por causa da Maisena (amido de milho).
Para fazer essas bolachinhas, você vai precisar de forminhas de metal. Pode ser as mesmas usadas para fazer pão de queijo e empadinhas. As que eu tenho em casa são meio frisadinhas e não lisas. A única diferença é que não posso fazer muito fino e nem apertar demais para não ficar desiguais.
Depois de prontas, é só rechear. Você pode usar nata, chantilly (receita aqui ), creme confeiteiro (receita aqui ), ganache de chocolate, doce de leite, mousse de maracujá, ou geleia de frutas vermelhas. E depois finalizar com frutas frescas e açúcar de confeiteiro peneirado. Já ficou com o gostinho na boca?

Foto: Divulgação

Formkakor
Rende: 40-50 forminhas

Vai precisar de:
½ xícara açúcar confeiteiro
1 colher de sopa açúcar de baunilha
2 xícaras farinha de trigo
½ xícara amido de milho
200g manteiga em temperatura ambiente cortada em cubos
2  colheres de sopa de glicose de milho

O que fazer:
Misturar todos os ingredientes secos. Adicionar a manteiga e a glicose de milho. Misturar bem com as mãos até formar uma massa homogênea que dê para modelar.
Porcionar a massa em forminhas de metal. Existem duas formas para essa etapa. A primeira é dividir a massa em pequenas bolinhas, coloca-las nas forminhas e amassar para ficar no formato da forma, e  retirar o excesso nas beiradas. A outra é abrir a massa em uma superfície lisa com um rolo, levantar a lateral dela, colocar sobre a forminha, posicionar a massa com os dedos cobrindo todas as partes da forminha, e retirar o excesso das bordas. Fazer furinhos no fundo da forma com um garfo. Não é preciso untar as forminhas, a manteiga na massa já é suficiente para evitar delas gurdarem.
Pré aquecer o forno à 180 °C. Colocar todas as forminhas em uma forma grande de alumínio. Deixar no forno de 7-10 minutos ou até que doure as beiradas. Tomar cuidado porque queima fácil. Deixar esfriar um pouco e retirar das forminhas. 
Dica:Para garantir que as bolachinhas não “baixem” na forminha, leve-as ao congelador por alguns minutinhos antes de ir ao forno. E para ter certeza que elas não “subam” e encham de ar, é só cortar um pedaço de papel manteiga, posicionar sobre as bolachinhas, e colocar um peso (feijões por exemplo) em cima do papel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário