sexta-feira, maio 18

Receita: Creme Patissierie!


Eu sempre fui apaixonada por um creme de baunilha sueco chamado Marsán. Na Suécia eles tem uma caixinha com a mistura em pó instantânea desse creme. É só misturar com leite e fica pronto. Eles usam para recheio de muitas coisas, inclusive a Princesstarta. Toda vez que algum parente viaja pra lá, eu peço uma caixinha dessas.
O caso é que, a algumas semanas atrás na faculdade, fizemos um creme base da confeitaria, o Creme Patissierie. E o gosto, a cor e a textura são basicamente iguais ao creme sueco do “pozinho mágico”! Cheguei em casa, pesquisei a respeito e descobri que os dois são o mesmo creme. Que beleza! Agora posso fazer quantas vezes quiser sem depender da mistura importada.
Das receitas que eu aprendi, a que vou dar pra vocês é a mais gostosa e menos complicada. Eu esqueci de tirar uma foto bem bonita dele, então tive que pegar uma da internet. Assim que eu fizer de novo, eu tiro uma foto e atualizo o post. :)
O creme Patissierie, conhecido com creme de Confeiteiro, pode ser usado em recheios de infinitas sobremesas. É o mesmo creminho que tem dentro do sonho e do mil folhas, sabe?
Esse creme é base para outras misturas. Você pode usar misturado com chantilly e frutas picadas. Ou chantilly, mais doce de leite e nozes picadas. Ou também com chantilly, pasta de café e amêndoas em lasca torradas, por exemplo. A proporção de chantilly e do creme confeiteiro vai de acordo com a consistência que desejar. Quanto mais chantilly, mais cremoso e menos firme fica.

Foto: Divulgação
Creme Patisserie - Creme de confeiteiro

Vai precisar de:
50g farinha de trigo (20 colheres de chá)
50g amido de milho (20 colheres de chá)
400g açúcar refinado (um pouco menos que 2 xícaras)
1 colher sopa essência de baunilha (opção: açúcar de baunilha, fava de baunilha ou raspas de limão)
1l leite integral
6 ovos

O que fazer:
Colocar o leite para ferver.
Enquanto isso, bater os ovos inteiros com o açúcar até esbranquiçar (deve ficar bem fofo). Adicionar as raspas de limão, a farinha, o amido de milho aos poucos mexendo com fouet (batedor de arame).
Quando o leite iniciar fervura acrescentar a mistura de ovo aos poucos  e ir mexendo com o fouet. Deixar cozinhar por 2 minutos. Bater bem. Cozinhar mais 1 minuto. Bater mais uma vez e colocar a essência de baunilha após retirar do fogo. Trocar de recipiente e deixar esfriar. Armazenar em recipiente fechado e colocar filme plástico encostando no creme para não formar uma película. Dura até 5 dias na geladeira.

Um comentário: