quinta-feira, junho 7

Receita sueca: Semlor!


Semla (no plural Semlor) é um pãozinho típico sueco recheado com pasta de amêndoa e chantilly. Hoje é possível encontra-lo durante todo ano em quase todas confeitarias suecas. Pelo que eu entendi , a tradição do Semla vem desde o século 16. Onde no fettisdag (terça-feira gorda), havia uma festa de última comemoração antes do período de jejum da quaresma cristã (40 dias antes da páscoa) e se comia alimentos bastante calóricos e gordurosos. O problema é que nessa época o clima quente do Brasil não combina com este pãozinho “substancioso”. Então aproveitando que hoje é feriado de Corpus Christi e está super frio na rua, achei que fosse a combinação perfeita! 


Receita sueca: Semlor 
12-15 porções
 
Pasta de amêndoa:
Vai precisar de:
125g amêndoa
100ml leite
100ml açúcar de confeiteiro

O que fazer:
De preferência usar amêndoa já sem casa ou laminada. Algumas disponíveis no mercado vem sem casa e apenas com uma “pelezinha”. Para retirar ela, é só deixar por uns 20 segundos em água fervente, escorrer e retirar a pele. Triturar o máximo possível as amêndoas até ficar uma farinha. Misturar com o açúcar e depois com o leite.

Corbertura:
300ml chantilly
50ml leite
1 colher de chá de açúcar ou essência de baunilha

O que fazer:
Preparar o chantilly seguindo a receita aqui. Para deixar ele mais leve, fiz o mesmo processo mas adicionei 50ml de leite.

Semlor:
Vai precisar de:
100g manteiga ou margarina sem sal
300ml leite
50g fermento biológico seco
1/2 colher de chá sal
100ml açúcar
1 ovo
Em torno de 1 litro (560g ou 4 xícaras de 250ml) de farinha  
1 colher de chá cardamomo (opcional)
1 ovo extra para pincelar

O que fazer:
Pré aquecer o forno à 250 C.
Derreter a manteiga e despejar o leite. Aquecer até atingir 37C (quando colocar o dedo, tem que estar quente ,mas não muito).
Despejar o fermento em um bowl. Colocar o sal, o açúcar e o ovo. Colocar a mistura de manteiga e leite e misturar com uma colher de madeira. Colocar a farinha aos poucos e trabalhar a massa com as mãos até ficar lisa e branquinha. Deixar descansar por 30 minutos no bowl coberto com uma toalha.
Sovar a massa mais um pouco, por uns 5 minutos.
Dividir em pequenas bolinhas. Colocar em uma forma untada ou com papel manteiga. Deixar descansar de 10-20 minutos até crescer mais um pouco.
Pincelar com um ovo rapidamente batido. Assar os pãezinhos de 10-15 minutos. Retirar do forno e deixar esfriar.
Cortar as “tampinhas” deles. Retirar  um pouco do miolo ou apenas amassar com os dedos formando um buraco. Rechear com a pasta de amêndoa. Colocar o chantilly por cima. Tampar e polvilhar açúcar de confeiteiro. 

Recheio com pasta de amêndoa


Recheio de chantilly
Termômetro marcando 5 ºC na rua


Um ótimo feriado para todos!

Um comentário: