terça-feira, abril 17

Dica: Mantenha a geladeira organizada!


O armário das panelas até pode estar bagunçado, mas a geladeira não! Não é nem uma questão de organização, mas de saúde. Quando os alimentos são mal armazenados, eles perdem suas propriedades nutricionais, estragam mais rápido pois aumenta a multiplicação de mactérias, mofos, bolores, vírus e micro organismos em geral que podem gerar doenças como a intoxicação alimentar.
Então chega de preguiça! Levante da cadeira,e vá a luta! Começe retirando tudo da sua geladeira. Jogue fora tudo que estiver com o prazo de validade expirado , que esteja cheirando mal ou que esteja podre. Depois, vá colocando item por item de maneira correta no seu devido lugar. Não esqueça de manter o botão de temperatura da geladeira sempre a 4ºC e faça uma limpeza periodíca nas gavetas e prateleiras.   

  •  A parte superior da geladeira é a mais fria e mantém melhor a temperatura por estar próxima ao freezer. Algumas possuem até uma gaveta nesta repatição. A temperatura dentro dela pode chegar até 0ºC. Armazene ali os alimentos que precisam de mais refrigeração, como os frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão, e patê. Estes alimentos devem ficar em embalagens fechadas para não espalharem odores pela geladeira.
  • Peixes, aves e carnes podem ser mantidos em suas embalagens originais, nas gavetas, no compartimento extrafrio ou nas prateleiras intermediárias, mas sempre em recipientes fechados e com tampa. As carnes sempre devem estar distantes ou separadas das outros alimentos para evitar contaminação. Peixes e carnes vermelhas podem ser guardados por um dia, e frango dois dias. Se caso não forem consumidos dentro deste prazo, leve as carnes ao freezer em sacos plásticos próprios para congelamento. 
  • As prateleiras intermediárias podem ser reservadas para guloseimas ou ainda sobras de alimentos que devem ser guardados por até dois dias. Lembre que o ideal é guardar o alimento o mais rápido possível na geladeira. Ele deve ficar o menos tempo possível em temperatura ambiente, no máximo 1 hora. É aconselhado ser mantido no fogão ou na geladeira. O alimento pode ficar em temperatura ambiente até chegar a 60 ºC, abaixo disso a multiplicação de micro organismos despara podendo contaminar os alimentos.
  • Os ovos não devem ser guardados na porta. Guarde-os em pote fechado e lave-os somente quando for usar e observe a validade.  Eles devem ser guardados fora da caixa original, que pode ser contaminada.
  • Na prateleira inferior devem ficar os legumes, hortaliças folhosas e frutas lavadas e higienizadas e também aqueles doces que não levam leite. As frutas só devem ser refrigeradas se estiverem maduras, do contrário deixe-as do lado de fora até amadurecerem.
  • Os produtos enlatados, depois de abertos, devem ser armazenados com seu líquido original em recipiente de vidro ou plástico de boa qualidade com tampa.
  • Na porta, coloque os alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Então nesta repartição, coloque água, refrigerantes, leites, sucos de caixinha, geleias, conservas, condimentos como mostarda e catchup e até o vinagre.
  • Importante: os alimentos comprados congelados vão direto para o freezer! E, uma vez descongelados, não podem voltar para lá.
Mais algumas dicas úteis:
  • Invista em bons recipientes! O mais recomendado é que os alimentos sejam armazenados em potes de vidro ou de plástico de boa qualidade.
  • Coloque os alimentos em embalagens transparentes. Fica melhor para identificar o que tem dentro. Guarde-os em um lugar a vista para não esquecer deles. A maioria dos alimentos já preparados não duram mais de 2 dias. Você também pode usar adesivos e etiquetas indicando a data que foi preparado.
  • Guardar o alimento quente não estraga a geladeira, apenas gasta mais energia. Mas em hipótese alguma, guarde na panela de tefal ou alumínio pois as substâncias penetram no alimento e são prejudiciais a saúde. Retire o conteúdo e coloque em preferência em recipientes de vidro.
  • Não chegue direto com a compra do supermercado e jogue tudo na geladeira. Antes de guardar, retire as hortaliças da embalagem, livre-se das folhas murchas, lave-as, coloque de molho em solução clorada (1 colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos e coloque em potes ou sacos plásticos transparentes e secos. Produtos como os vegetais e hortaliças, não devem ser lavados antes de colocar na geladeira se não forem ser usados logo. A umidade que fica retida nesses alimentos acelera a deteriorização, e aumenta a chance de formar mofos.
  • Posicione os produtos de forma que aqueles com a data de validade mais próxima esteja mais a vista.
  • As latas de refrigerante ou cerveja devem ser limpas com água e detergente antes de entrar na geladeira. Esta regra também serve para caixas de leite e embalagens de iogurte.
  • Lembre-se que a geladeira não é uma armário. Os alimentos devem ser organizados de form que permita a circulação de ar. E as portas devem ser abertas o menos possível.
  • Retire os alimentos da geladeira apenas no momento que for preparado. Se for descongelar um alimento, nunca deixe em temperatura amniente em cima da bancada por exemplo. Retire do freezer com  mais antecedência e deixe descongelar dentro da geladeira.
  • Se a sua geladeira for daquelas que cria gelo, fique atento para que ele não tenha mais de 2cm de largura. Isto afeta a refrigeração da sua geladeira.
  • E lembre-se! O importante é que cada coisa esteja no seu devido lugar. Carne junto com as carnes, vegetais junto com vegetais, e assim por diante. 
Então, que tal começar hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário