quarta-feira, junho 20

Receita: Petit Gateau!


Segundo a história que contam por ai, o Petit Gateau não foi uma grande criação da culinária francesa, e sim um erro de um chefe americano que aqueceu demais o forno. Ouvi até que ele foi um brownie que deu errado. Foi o melhor erro que já cometeram, então!  Seja de chocolate, doce de leite ou goiabada, o Petit Gateau é um must! Uma dos motivos do seu sucesso é a parte molhadinha que escorre de dentro quando você corta ele. Por outro lado, tem gente que não gosta dele justamente por achar que esta parte está meio “crua”. Fazendo a receita que eu vou passar, não tem porque se preocupar com isso, já que os ovos antes de ir para o forno, passam por um “pré cozimento” em banho Maria. Então não tem desculpa, você tem que fazer isto em casa!

Petit Gâteau  

Vai precisar de:                                                                   
150g Chocolate meio amargo em barra
150g Manteiga sem sal
3 Ovos
2 Gemas
1 pitada Sal
75g Açúcar refinado  (3/5 de xícara)
50g Farinha de trigo  (um pouco mais que 1/3 de xícara)
10g Essência de baunilha (2/3 colher de sopa)
Manteiga extra para untar
Cacau em pó

O que fazer:
Pré-aquecer o forno à 200ºC.
Untar as formas com manteiga e polvilhar cacau em pó. Reserve. Pode ser usado as forminhas de Petit mesmo, que são mais altas ou as mesmas de cupcake, pão de queijo, etc.
Colocar o chocolate picado com a manteiga em banho Maria até derreter e misturar bem.
Levar os ovos, as gemas e o açúcar em banho Maria e misture bem (não bater) até a temperatura de 60º (quando estiver no limite de ficar com o dedo dentro).
Juntar as duas misturas (chocolate com manteiga + ovos, gemas e açúcar). Adicionar a essência de baunilha. Incorporar a farinha de trigo.
Encher as formas. Assar de 5 a 7 minutos à 200°C. Ele deve estar consistente por fora e ainda mole por dentro.
Retirar do forno, aguardar 1 minuto e desenformar.
Servir com sorvete ou creme inglês e calda de chocolate ou de frutas.

Dica: é possível deixar os bolinhos prontos dias antes e servir quentinho na hora. Como¿ É só congelar eles crus e já porcionados nas forminhas. Não esqueça de deixar bem fechadinho, se preciso feche com papel filme. E na hora de servir, coloque no forno e fique controlando para ver quando está pronto. Só demora um  pouco mais de tempo, mas da certo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário