quarta-feira, fevereiro 8

Receita: Molho Bechamel

Foto: Google

Bechamel é um molho base. Ele possui uma textura cremosa e sabor suave. Sua coloração é clara, que reflete a sua base, o leite. Dele podemos obter diversas variações como recheios, molhos, cremes e souflés. 
Logo quando iniciei a faculdade de Gastronomia, todos falavam muito deste molho. Não imaginava que fosse tão espetacular até experimentá-lo. Não tanto pelo seu sabor inicial, mas pelas infinitas utilidades que ele tem. A partir dele, podemos obter molho quatro queijos, molho creme e molho monray, por exemplo. Sem mencionar que ele combina perfeitamente com massas, legumes, carnes brancas, recheio de lasanhas e batatas e muito mais.
Inicialmente pode parecer um tanto difícil prepará-lo. Devido às técnicas não utilizadas na cozinha caseira por exemplo. Mas prometo que quanto mais praticar, mas fácil é de fazer.
Por ser uma base não deve ser salgado. O interessante é que você pode congelar o molho em potes pequenos e ir utilizando aos poucos, conforme o preparo que desejar.
Ao longo desse mês pretendo postar receitas bem saborosas derivadas do molho bechamel. Não tinha fotos da preparação dele aqui, então usei fotos do google. No futuro quero fazer um tutorial em vídeo sobre ele, quem sabe.


Molho Bechamel

 O que vai precisar: 
100 g farinha de trigo
100 g manteiga
1/2 cebola
3 cravos da Índia
1 louro em folha
1 l leite integral
pimenta do reino
noz moscada ralada na hora (opcional)
sal

Cebola piquée. Foto: Google


O que fazer:
Descasque a cebola. Corte as pontas e depois corte ao meio. Craveje o louro e os cravos da Índia como na foto ao lado. (A cebola com os cravos e o louro se chama cebola piquée). 
Aqueça a panela. Toste a cebola direcionada com a parte lisa para baixo em uma panela (sem nenhum tipo de gordura na panela), até ela ficar com uma coloração escura e queimada, obtendo a cebola broulet. Pode ficar tranquilo que não pega o gosto de queimado.
Adicione o leite na panela e deixe saborizar por alguns minutos em fogo baixo.
Em uma frigideira ou outra panela, prepare o roux branco. Derreta levemente  a manteiga ,em fogo médio a alto, e acrescente a farinha. Mexa bem até a farinha se dissolver e obter uma coloração levemente dourada e retire do fogo.
Retire a cebola do leite e adicione-o morno na mistura de manteiga com farinha. Em fogo baixo, com a ajuda de um batedor, dilua os dois. Misture até obter um molho liso. 
Adicione a cebola. Cozinhe até obter o ponto napê (você passa o fundo da colher no molho, e passa o dedo na colher, se o molho não escorrer, está em ponto napê).
Coe e guarde sob refrigeradão para um uso posterior.
Quando for utilizar, aqueça-o e tempere com noz-moscada, sal e pimenta.

Um comentário: