Pages

segunda-feira, maio 7

Dica: Azeite de Oliva

Fotos: Pinterest




Não existe refeição sem um pouco de gordura, né? Existem as gorduras de origem animal, como a manteiga derivada do leite. Os óleos que são extraídos com calor no grão, como o óleo de soja. E os azeites, como o de oliva, que se origina da prensagem do fruto. O mais conselhável é substituir as gorduras saturadas que fazem mal para a saúde por monoinsaturadas, que é o caso do azeite de oliva. Todo mundo já deve ter ouvido falar dos milhões de benefícios deste azeite. Entre outros, ele é rico em antioxidantes, como a vitamina E, é bom pra quem tem diabetes, pressão alta ou triglicerídeos alterados, acelera o metabolismo, previne ataques cardíacos, aumenta o colesterol bom (HDL) e diminui o ruim (LDL), e dizem até que ele ajuda a combater aquela barriguinha abdominal. Mas não é só porque faz bem a saúde que dá pra exagerar hiem! Como outros lipídios, 1g de azeite tem em torno de 9 kcal. Ou seja, 10g = 90 kcal e assim vai.
Azeite de oliva é um daqueles ingredientes que não pode faltar nunca na minha cozinha. Basta um fio dele que qualquer prato se transforma. O problema é que toda vez que vou no mercado, me deparo com inúmeras opções e me faço a mesma pergunta : “Ta e agora, qual que eu levo?” . Pra acabar com essa dúvida de uma vez, fiz uma pesquisa e vou compartilhar com vocês.  Antes de escolher o seu azeite de oliva, alguns fatores devem ser observados: 

  •       Acidez
O percentual de acidez do azeite é o parâmetro químico que mede a proporção de ácidos graxos livres existente no azeite. Ou seja, quanto menor o percentual de acidez, maior a qualidade do azeite e maior benefícios para a saúde. Então, o mais aconselhável é comprar o azeite Extra Virgem, que tem acidez menor que 0,7 %. Ele vem da primeira prensagem das olivas e, por isso tem mais sabor, aroma e qualidades nutricionais. Um bom azeite precisa ter baixa acidez e bom sabor também.

  •       O que vai fazer com o azeite
O ideal mesmo é usar o azeite para preparações em temperatura ambiente ou finalizações de pratos ou saladas. O que acontece é que quando o azeite de oliva é aquecido acima da temperatura de ebulição (como em frituras), ele perde os valores nutricionais benéficos pra saúde e aí não adianta de nada, só o sabor. Então, se você for usar o azeite em altas temperaturas escolha os com acidez mais alta, não precisa ser o extra virgem.

  •      Data de validade
A maioria dos azeites tem uma validade de doze meses. É bom dar uma olhadinha no prazo de validade antes de comprar. Ao contrário do vinho, quanto mais jovem for o azeite, melhor. 

  •        Embalagem
Os azeites embalados em garrafas costumam ser melhores do que os de latinha. Luz, calor, ar e umidade são os maiores inimigos do azeite. Então, opte por garrafas escuras que protegem o produto da luz e evita a oxidação dele.  Lembre de deixar a garrafa sempre bem fechada e longe do calor do fogão.

  •          Cor
A cor do azeite não tem relação com a qualidade. A cor depende do estágio de maturidade da azeitona que foi utilizada. Um azeite verde foi obtido por azeitonas verdes, e um dourado de azeitonas mais maduras. A maioria dos azeites é obtido de uma mistura de variedades de azeitonas em diferentes graus de maturação. 

  •         Informações no rótulo
O rótulo informa se o azeite foi “produzido” e/ou “engarrafado” / “distribuído”/ “envasado” em um certo local. O primeiro significa que o azeite foi produzido no mesmo local que foi engarrafado, e o outro é um azeite de origem desconhecida.  Um azeite embalado na origem é a garantia de procedência e qualidade.
Se entre os componentes do azeite estiver termos como óleo de sansa, pomace ou acete de orujo, significa que contém óleo de baraço de azeitona tratado com solvente refinado. Então nem compra porque não é de qualidade! Existe muita falsificação no mercado hoje em dia, como azeites que contém óleo extraído da folha da oliva misturado com o do fruto. 

Dica:
Uma coisa legal de fazer com o azeite de oliva é personalizar ele de acordo com seu gosto para dar ainda mais sabor e aroma para este ingrediente tão essencial.  O azeite pode ser aromatizado com muitas coisas, como alho, alecrim, manjericão, gengibre, casca de limão ou laranja, azeitonas, cravo-da-índia e pimenta. O método é basicamente o mesmo para todos.
Para aromatizar com alho, por exemplo, é só aquecer em fogo médio 250ml de azeite de oliva em uma panela, até esquentar, mas sem deixar ferver. Descascar 2 dentes de alho e colocar em uma garrafa de azeite ou pote. Desligar o fogo e transferir o azeite para a garrafa com os dentes de alho. Esperar esfriar e tampar. O ideal é deixar tomando gosto por uma semana. (Esta receita, eu tirei do blog da Rita Lobo, Panelinha).


Bom, espero que minha pesquisa tenha ajudado a tirar duvidas de vocês também! Agora é só se deleitar com o azeite e acrescentar ainda mais sabor para maravilhosas saladas, risotos, paellas, massas, carnes e tudo mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário